Com a modernização e facilidades da tecnologia na nossa sociedade, diversas mudanças vem acontecendo, e no cenário imobiliário não é diferente.
Conforme a matéria do jornal Estadão, o objetivo da moradia por assinatura serviço é facilitar processos como escolher o imóvel alugado, assinatura e cancelamento do contrato.
Esse modelo já é famoso na Europa, mas no Brasil até o momento, apenas uma empresa já tem esse tipo de serviço, que é a Housi.
A diferença dessa empresa para as imobiliárias comuns do mercado, que exigem documentos, comprovantes, e outras burocracias, nessa não é preciso nem comprovar a renda ou apresentar o CPF. Do cliente, é exigido somente a apresentação do RG durante o cadastro. Todo o restante é feito virtualmente – inclusive o pagamento, efetuado geralmente via cartão de crédito.
As vantagens nesse tipo de locação, é possuir a tomada de decisão sobre a casa e seus encargos, não há custos extras como no caso de contas como água, luz, internet, impostos ou condomínio. Porém, em alguns casos, contudo, há serviços adicionais que podem ser contratados, como lavanderia, limpeza e faxina e até salão de beleza.
Outra vantagem nesse modelo, é que não existe um contrato com tempo mínimo de permanência, multas e outras incumbências normais das locações.
De acordo com a Housi, por enquanto, o público-alvo é o jovem. Mas, para o CEO da empresa, em breve pessoas de todas as idades se sentirão à vontade para usufruírem dos benefícios do aluguel virtual, feito rapidamente, pela internet e sem sair de casa.
Já as desvantagens é que essa modalidade de locação ainda é mais cara quando comparada com a locação tradicional, já que as diversas comodidades ofertadas contribuem para o encarecimento desse tipo de imóvel.
Outra desvantagem é de que o morador não pode realizar nenhuma intervenção, como: pintura nova nas paredes, instalação de prateleiras, já que esses imóveis normalmente são novos ou recém-reformados.
Ao meu ver, esse tipo de locação é ótima para quem não possui tempo para lidar com as burocracias de um contrato tradicional, já que a pessoa não precisaria lidar com a manutenção do condomínio por exemplo. Já para quem busca um imóvel com a intenção de permanecer nele por um período mais longo, a locação tradicional seria uma opção melhor.
E você, testaria esse tipo de locação?
REFERÊNCIAS
MORADIA por assinatura: como funciona na prática?. Redação Estadão. Disponível em: < https://imoveis.estadao.com.br/aluguel/moradia-por-assinatura-como-funciona-na-pratica/> Acesso em: 07. jan. 2023.