No mês do orgulho LGBTQIA+, queremos compartilhar a inspiradora história de Fadí, um jovem de 23 anos que recentemente se formou como professor. Através de nosso projeto pro bono, tivemos a honra de auxiliar Fadí na retificação de seu nome e gênero em seus documentos oficiais, um passo crucial para seu reconhecimento e inclusão plena na sociedade.
Fadí entrou em contato conosco no final de 2021, quando ainda estava na faculdade. Já em transição e utilizando seu nome social, ele enfrentava diversas dificuldades com documentos que não refletiam sua identidade de gênero. Como ele próprio descreve:
“No entanto, a necessidade de retificar veio se apresentando aos poucos em minha vida: na universidade, em viagens, em locais de trabalho e outras situações onde eu precisava apresentar meus documentos. Estes já não mais condiziam com minha aparência, o que gerava alguns conflitos e muita dificuldade em acessar alguns espaços.”
Nossa equipe o recebeu com respeito e compreensão, fornecendo o suporte necessário em um momento de vulnerabilidade. Rapidamente, explicamos todo o processo e o acompanhamos desde a ida ao cartório até a obtenção da certidão de nascimento retificada. Em maio de 2022, Fadí já possuía sua identidade e a maioria dos documentos retificados. Ele expressou sua gratidão da seguinte forma:
“Sou imensamente grato por terem me dado todo o auxílio para realizar com sucesso esta etapa da minha vida. Hoje me sinto mais livre para me afirmar ao mundo, sabendo que meus direitos estão sendo respeitados, mesmo que ainda tenham barreiras. Consigo acessar espaços que antes não conseguia, consigo empregos que antes eram impensáveis por todos empecilhos relativos aos documentos.”
A jornada de Fadí é um poderoso lembrete da importância de lutar pelos direitos das pessoas LGBTQIA+. Como ele reflete:
“Lá atrás muitas pessoas lutaram por este direito que usufruo hoje, por isso penso que os direitos das pessoas LGBTIA+ devem sempre ser respeitados e que nunca devemos aceitar que nos coloquem para trás, mas somente que avancemos para a conquista de mais direitos para que um dia sejamos reconhecidos como pessoas dignas por toda a sociedade. Pessoas trans, pessoas LGBTIA+, não aceitem menos do que merecemos, já temos muitos direitos conquistados e que podemos contar com eles, vão atrás e realizem seus sonhos.”
Estamos comprometidos em apoiar a comunidade LGBTQIA+ e continuar lutando pela igualdade e dignidade para todos. O caso de Fadí é uma inspiração e reafirma nosso compromisso com a justiça e a inclusão.
#OrgulhoLGBTQIA #DireitosLGBTQIA #FSAdvocacia #Inclusão #Diversidade #Respeito #Igualdade #DireitosHumanos