Pular para o conteúdo
REAJUSTE DO ALUGUEL

Reajuste do Aluguel: 4 dicas de como negociá-lo

O início do ano traz, além das resoluções e promessas, um assunto que impacta diretamente o orçamento de milhões de brasileiros: o reajuste do aluguel. Seja para os proprietários que recebem a renda dos imóveis, seja para os inquilinos que precisam arcar com as despesas, janeiro é um período em que a atualização dos valores do aluguel ganha destaque.

O reajuste do aluguel é uma cláusula prevista no contrato de locação que dispõe que o valor pago mensalmente será atualizado uma vez ao ano. O índice mais usado para fixação do reajuste é o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Em 2023, esse índice teve uma queda histórica de 3,18%, sendo a maior deflação para o período desde o início da série em 1989. Contudo, em 2024, o IGP-M fechou o ano com alta de 6,54%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE). Assim, as locações que utilizam o IGP-M como índice estarão mais caras neste ano de 2025.

O IGP-M é composto por três subíndices: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), com peso de 60%; o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%; e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com peso de 10%. Em 2024, registrou-se alta no grupo que reúne as matérias-primas brutas do IPA. No IPC, os principais fatores de influência foram as carnes e os preços monitorados. Já no INCC, os reajustes salariais tiveram o maior impacto.

Como calcular o valor reajustado do aluguel

Para saber o valor do aluguel reajustado, siga estes passos:

  1. Aplique o índice acumulado em 12 meses ao valor do contrato.
  2. Transforme o percentual em número decimal e some 1.
  3. Multiplique o valor do aluguel pelo número decimal.
  4. O resultado será o novo valor do aluguel.

Como agir diante de aumentos excessivos

Em casos de aumento excessivo no preço do aluguel, o ideal é buscar um acordo amigável com o proprietário do imóvel. Uma análise de mercado pode indicar que a cobrança atual já está acima do desempenho do índice IGP-M, conforme constatado por um estudo realizado pela APSA, gestora de propriedades no Rio de Janeiro.

Dicas para renegociar o aluguel

Na busca por renegociar o valor do aluguel, algumas estratégias podem ser fundamentais para o locatário:

  • Leia atentamente as cláusulas do contrato de locação. Em caso de dúvida, busque orientação de uma advogada especialista em Direito Imobiliário para que seja realizada uma análise do contrato à luz das disposições da Lei 8.245/91.
  • Apresente um laudo de vistoria ao proprietário, destacando o cuidado com o imóvel e as benfeitorias, reformas e melhorias realizadas.
  • Especifique o tempo de permanência no imóvel, demonstrando interesse em um contrato de longo prazo.
  • Busque informações de mercado e estabeleça parâmetros claros que possam ajudar na negociação.

O reajuste do aluguel é um tema delicado, mas, com informação e estratégia, é possível encontrar soluções que beneficiem tanto o inquilino quanto o proprietário, garantindo uma relação justa e equilibrada para ambas as partes.

Leia também O inquilino pode furar as paredes de um imóvel alugado?

 

Podemos te ajudar? Entre em contato conosco!

O escritório situa-se à Rua Dom Silvério, uma das principais ruas do Centro Histórico que abriga diversos ateliers de artes, o Colégio e Hotel Providência, primeiro escola feminina de Minas Gerais, e o primeiro hospital da cidade, além de ligar a praça Minas Gerais à igreja São Pedro.

Compartilhe

Aproveite para compartilhar esse post com seus parentes e amigos, afinal, dica boa é dica compartilhada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Posso ajudar?